terça-feira, 7 de agosto de 2018 XI Simpósio Nacional Da ABCiber (21-24 de novembro 2018 / UFJF – JUIZ DE FORA)

Caros.as colegas,

Convidamos a todos.as a participarem do XI Simpósio Nacional da ABCiber intitulado “Fluxos Emergentes e Conexões Expandidas No Ecossistema Digital” que será realizado nos dias 22 a 24 de novembro 2018 na Universidade de Juiz de Fora em Juiz de Fora/MG.

Os detalhes estão disponíveis no site: http://abciber.org.br/simposio2018/

 

 

terça-feira, 22 de maio de 2018 ABCIBER / SESC SP: Seminário Poder, Controle e Ruptura no Mundo Digital Atual

ABCIBER / SESC SP: Seminário Poder, Controle e Ruptura no Mundo Digital Atual

Programa

Uma visão atualizada sobre a dinâmica tecnológica, sociocultural e política da vida humana na era da cibercultura. As lógicas sociais de poder, os regimes sistêmicos de controle, os novos atores sociais e as chances viáveis de ruptura, o papel da educação e do conhecimento – todos os temas sob um olhar contemporâneo e crítico – fazem parte da pauta de exposições e debates.

Programa completo: http://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/seminario-poder-controle-e-ruptura-no-mundo-digital-atual

Curadoria: Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura.

Data 20/06/2018 a 22/06/2018 

Dias e Horários Quarta a Sexta, 19h às 21h30.

As inscrições podem ser feitas a partir de 24 de maio às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar - Bela Vista – São Paulo.

 

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018 GT Comunicação e Sociabilidade do Encontro Anual da Compós 05-08 junho 2018 (PUC MINAS GERAIS)

Caros(as) colegas,

Convidamos pesquisadores e pesquisadoras da área para enviarem trabalhos para o GT Comunicação e Sociabilidade do Encontro Anual da Compós, que será realizado de 05 a 08 de junho de 2018, na PUC Minas.

A submissão dos textos poderá ser feita até 26 de fevereiro.

A divulgação dos trabalhos aprovados será em 02 de abril.

Outras informações sobre inscrição, financiamento e formatação de trabalhos poderão ser encontradas no site da Compós (http://www.compos.org.br/).

Ementa do GT:

Estudo dos fenômenos comunicativos em sua relação com os processos de sociabilidade, buscando identificar problemáticas específicas da comunicação em diversos contextos socioculturais e políticos. No âmbito desta preocupação, destacamos como alvo privilegiado de análise: a) os modos de subjetivação que se desenvolvem nas práticas comunicativas; b) as sociabilidades e as configurações intersubjetivas implicadas na produção midiática e os modos e efeitos de apropriação dessa produção; c) os discursos em jogo nas práticas sociocomunicativas; d) contingência, acontecimento e universalidade quando da emergência de políticas inovadoras no enfrentamento dos dispositivos comunicacionais.

 

Atenciosamente,

João Freire Filho (ECO/UFRJ) – Coordenador

Luciana de Oliveira (UFMG) – Vice-Coordenadora

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018 Chamada de trabalhos: Digital Architectures, Tools and Challenges for Collaborative Ethnography

Convidamos todos os.as colegas a inscreverem propostas e divulgarem nas suas redes a chamada de trabalhos para o atelier “Digital Architectures, Tools and Challenges for Collaborative Ethnography” que terá lugar no 18o. Congresso da IUAES que ocorrerá em Florianópolis nos dias 16 a 20 de julho 2018.

A chamada de trabalhos encotra-se em http://www.inscricoes.iuaes2018.org/trabalho/view?ID_TRABALHO=540

Open panel 001. “Digital Architectures, Tools and Challenges for Collaborative Ethnography”

Resume:

What are the promises and challenges of anthropological engagement in the process of design (and implementation) of digital platforms? In this panel, we will examine the existing architectures and tools for collaborative research in the social sciences and humanities to explore their potential for collaborative ethnography. Alongside questions of technical and methodological nature, we will also inquiry into the ethical and epistemological dimensions of collaborative work online. We invite paper contributions addressing at least one of our topics of shared interest:- platforms for research collaboration on and offline, and their consequences for knowledge-making in anthropology;

- protection of research data and research co-participants, subjects, and ethnographers in face of widespread information security breaches;

- promises and challenges of creating “open ethnographic datasets” to balance wider access with strong data protection;

- open access and free and open source software development for ethnographic research: comparison across cases of world anthropologies.

 

Keywords:
digital platforms; collaborative ethnography; information technologies; open data; open access.

Languages accepted for paper presentations:
English, French, Portuguese, Spanish
Thematic lines:
08. Anthropology of Science and Technology/Antropologia da Ciência e Tecnologia
Name Institution/Instituição Institution – Country/País
Luis Felipe R. Murillo (Convenor) Institut Francilien Recherche Innovation Societé France
Florence Weber (Convenor) Ecole normale supérieure France
THEOPHILOS RIFIOTIS (Convenor) Universidade Federal de Santa Catarina Brasil

sexta-feira, 20 de outubro de 2017 Conferência: Performando epidemias: o digital, o aedes aegypti e outras infraestruturas de biossegurança

CONFERÊNCIA


Performando epidemias:

o digital, o aedes aegypti e outras infraestruturas de biossegurança

 

Prof. Jean Segata (UFRGS)

Dia: 7 de novembro

Horário: 9:30h

Aud. CFH/UFSC – Florianópolis

 

 

Assinar feed