Apresentação

Criado oficialmente em 1997, o Grupo de Estudos em Antropologia do Ciberespaço – GrupCiber – integra a linha de pesquisa Cultura e Comunicação, do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina. Desde 1996 temos desenvolvido pesquisas voltadas para os fenômenos sociais engendrados no “ciberespaço” a partir da expansão das tecnologias da informação e da comunicação e das modalidades de “comunicação mediada por computador”. Mediante o desejo de compartilhar nossa produção e contribuir na promoção da colaboração inter-disciplinar e inter-institucional, criamos este site esperando que ele se torne um canal de comunicação permanente entre aqueles que tem investido neste campo de estudos relativamente novo e em expansão.

Trajetória do GrupCiber

2010. Antropologia no Ciberespaço. (Theophilos Rifiotis, Maria Elisa Máximo, Juciano de Sousa Lacerda, Jean Segata) Florianópolis: Edufsc.

2009-2012. Participação na Rede Amlat (rede temática Comunicação, Cidadania, Educação e Integração na América Latina). Coordenação: Alberto Efendy Maldfonado (Unisinos). Financiamento ProSul/CNPq. Grupos participantes: Processocom/Unisinos; FACSO/Universidad Central do Equador; CEPAP/Universidad Experimental Simon Rodriguez (Venezuela); Centro de Estudios Avanzados/Universidad Nacional de Córdoba (AR); Necom/Ielusc; Núcleo de Investigação em Comunicação/URPB; UFRN; GrupCiber/UFSC.

2008. “Nas fronteiras entre o online e o offline: notas para um estudo etnográfico das formas de apropriação dos centros públicos de acesso à Internet” (Maria Elisa Máximo, Juciano de Sousa Lacerda, Theophilos Rifiotis). Intercom Sul – IX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, Unicentro, Guarapuava/PR.

2008-2010. Projeto de pesquisa, em parceria com o Necom (Ielusc): “Estudo etnográfico das formas de apropriação dos centros públicos de acesso pago à Internet em Joinville/SC”. Coordenador: Theophilos Rifiotis. Financiamento: CNPq.

2006. Participação no Simpósio de fundação da ABCiber – Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (PUC/SP). O GrupCiber esteve representado na diretoria da ABCiber através do Prof. Dr. Theophilos Rifiotis, que ocupou o cargo de vice-presidente nas gestões 2006-2009 e 2009-2011.

2005 – 2007. Mestrado Jean Segata. “Lontras e a construção de laços no Orkut” (Dissertação de Mestrado, PPGAS/UFSC, Florianópolis). Orientador: Theophilos Rifiotis.

2002-2006. Doutorado Maria Elisa Máximo. “Blogs: o eu em cena, o eu em rede. Cotidiano, performance e reciprocidade nas redes sócio-técnicas” (Tese de Doutorado, PPGAS/UFSC, Florianópolis). Orientador: Theophilos Rifiotis.

2004. “O Linux e a experiência da dádiva” (Renata Apgaua Brito). Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 10, n. 21, p. 221-240, jan-jul.

2003. “Sociabilidade no Ciberespaço: uma análise da dinâmica de interação na lista eletrônica Cibercultura” (Maria Elisa Máximo). Antropologia em Primeira Mão, Florianópolis: PPGAS/UFSC.

2002. “Antropologia do ciberespaço. Questões teórico-metodológicas sobre pesquisa de campo e modelos de sociabilidade” (Theophilos Rifiotis). Antropologia em Primeira Mão, Florianópolis: PPGAS/UFSC.

2001, 2002, 2003. ANPOCS. Grupo de Trabalho (GT 22) “Sociedade da Informação: redes sociais, fundamentos da sociabilidade e transformações dos processos políticos”. Coordenadores: Theophilos Rifiotis, Tamara Benakouche, Tom Dwyer e Francisco Coelho dos Santos.

2000 – 2002. Mestrado Maria Elisa Máximo.”Compartilhando regras de fala: interação e sociabilidade na lista eletrônica de discussão Cibercultura“. (Dissertação de Mestrado, PPGAS/UFSC, Florianópolis, 2002). Orientação: Theophilos Rifiotis.

1998 – 2000. Mestrado Mário Guimarães Jr. “Vivendo no Palace: etnografia de um ambiente de sociabilidade no ciberespaço” (Dissertação de Mestrado, PPGAS/UFSC, Florianópolis, 2000). Orientação: Theophilos Rifiotis.

1996 – 1998. Projeto de pesquisa “Internet: novos caminho de socialização e cooperação científica”. Bolsista PiBIC: Maria Elisa Máximo. Coordenador: Theophilos Rifiotis.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Assinar feed